sexta-feira, 23 de maio de 2008

As Danças da Lousa na Gazeta do Interior

.
As Danças Tradicionais da Lousa, em louvor de Nossa Senhora dos Altos Céus, tiveram honras de quase uma página na edição de 21 de Maio de 2008 da Gazeta do Interior, o que nos deixou muito felizes, pois além de contribuir para a sua divulgação e incentivo, mostra o valor cultural e interesse que continuam a ter dentro e fora da nossa comunidade.
Muito devemos à comunicação social, principalmente a regional, por não deixar cair no esquecimento das pessoas um dos valores culturais mais antigos e originais do nosso concelho. Com efeito, de uma maneira ou de outra, as nossas Danças têm tido um destaque muito significativo, o que tem contribuído para as manter vivas na memória de todos aqueles, que não sendo da Lousa, apenas tomam conhecimento desta riqueza cultural através da imprensa.
Sendo já uma tradição com muitos séculos de existência, é importante continuar a realçar a dedicação das pessoas que lhe dão vida, bem como o sentimento que move os Lousenses na continuação destas Danças. Embora a imprensa tenha conseguido e muito bem, realçar este aspecto, tem deixado, quase sem enfoque, um outro que também é muito importante em termos culturais. Refiro-me à utilização de dois instrumentos musicais: a viola beiroa e a genébres, que merecem ser mais divulgados.
Com efeito, as Danças da Lousa, continuam a usar a viola beiroa como durante séculos a utilizaram. Sendo um instrumento musical originário da beira, encontra-se praticamente “em vias de extinção” no que diz respeito à sua utilização popular. Podemos dizer que as Danças da Lousa, são o último reduto da viola beiroa.
Relativamente às genébres, convém realçar o imenso interesse manifestado por historiadores e etnólogos que assiduamente nos visitam e que as classificam como únicas no nosso país e de grande valor etnográfico.
Aproveito ainda para informar que na Lousa há um Museu Etnográfico que inclui um núcleo dedicado a estas Danças, onde poderá ser conhecida toda a sua história e tradição.

(Clique no jornal para ampliar e poder ler a reportagem)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário