segunda-feira, 5 de maio de 2008

Bibliografia: “Castelo Branco – Governo, Poder e Elites (1792-1878)”

.
Da autoria de Nuno Pousinho, este livro é um importante contributo para a história local.
Nele podemos entender os meandros da política, do poder e das elites, no período em causa, bem como as suas personagens mais importantes. Muitas dessas personagens foram da Lousa. Obrigatório ler para quem se interessa por estas questões.
.
Encontra-se à venda no quiosque do Vidal em Castelo Branco.

Nota: A propósito das personagens da Lousa, transcrevo um mail que recebi em Fevereiro de 2005:

Caro JATC
Vejo pelo site “Cantinho da Lousa” que é um apaixonado e conhecedor da sua terra.
Eu sou de bem longe, mas a minha família passou por aí no século XIX.
O meu trisavô Guilhermino Augusto de Barros, foi condiscípulo em Coimbra de Manuel Vaz Preto Giraldes, de quem ficou grande amigo ao longo de toda a vida.
Em 1865 foi nomeado Governador Civil de Castelo Branco, onde fez obra de mérito, e anos depois foi viver para a Lousa para casa do seu amigo Manuel.
Foi aí que escreveu um notável romance histórico de nome “Castelo de Monsant”, e foi aí que casou com Júlia Vaz Preto Giraldes, meia irmã de Manuel, que vivia em Lisboa num convento e que depois de casar, foi com o marido viver para a Lousa para casa do seu meio-irmão.
Foi aí que nasceram o meu bisavô Guilhermino e alguns dos seus irmãos.
Eu estou, nos tempos livres há já algum tempo a recolher elementos sobre este meio antepassado, e vejo que nas suas listagens apresenta os registos de baptismo, de dois filhos deste casal: Guilhermino que nasceu em 6-7-1871, e de Maria nascida em 10-6-1876. Como poderei arranjar uma cópia desses registos? Será muito complicado?
O relato que Alexandre Herculano faz da Lousa, é muito interessante, e é provável que aí tenha ido devido á relação de amizade que tinha por Guilhermino de Barros que aí habitava. De facto Guilhermino de Barros e AH eram bons e velhos amigos, como mostra a correspondência que eu ainda guardo, do escritor para o meu trisavô.
Assim como vê tenho alguns laços com a Lousa, terra que em breve espero poder visitar.
Não me alongarei mais, e despeço-me com os meus melhores cumprimentos.
Diogo Barata
.

Sem comentários:

Enviar um comentário