terça-feira, 20 de maio de 2008

A mudança dos tempos e a festa

.
Vem isto a propósito dos dias destinados à realização da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Altos Céus, pois muitos se recordarão ainda, quando a festa se iniciava no sábado e terminava na terça-feira.

Uma das principais condições para se ter sucesso, é estar sempre atento à mudança dos tempos. O tempo passa e tudo muda. Muda o gosto e a vontade das pessoas. Mudam as condições sociais e económicas. Mudam as condições de trabalho e de emprego. Muda a maneira de viver das pessoas e a sua disponibilidade.

A seguir ao 25 de Abril, uma das conquistas dos trabalhadores foi deixarem de trabalhar aos sábados. Podemos dizer que a partir do fim da tarde de sexta-feira, as pessoas entravam em fim de semana. Em finais dos anos 70, uma comissão viu nisso uma oportunidade e antecipou o inicio dos festejos para a noite de sexta-feira. Uma mudança que se mostrou acertada pois essa noite passou a ser a segunda melhor da festa.

Ao longo dos anos, terça-feira foi sempre um dia exclusivamente destinado a jogos populares e actividade desportiva, onde praticamente só participavam pessoas da Lousa. A deslocação de muitos Lousenses para locais distantes, onde têm o seu trabalho que os obriga a regressar ao domingo, o mais tardar segunda-feira, a escassez cada vez maior de crianças, os emigrantes que deixaram de vir em massa por altura da festa, foram situações que, de ano para ano, tiraram à terça-feira, a importância e o movimento de outrora. A comissão do ano de 2003, tendo-se apercebido dessa situação, passou a terminar a festa na noite de segunda-feira, poupando com isso esforços vãs e recursos. Mais uma mudança que se impunha.

Aqui temos dois exemplos de sucesso, do que significa estar atento à mudança dos tempos. Não ter medo das mudanças, quando elas se justificam, revela-se inteligente e necessário.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário