sábado, 17 de maio de 2008

O seu a seu dono

.
Quando se entra no recinto das festas de Nossa Senhora dos Altos Céus, o primeiro contacto visual que se tem é com a quermesse, que este ano ostenta um toldo novo, que bem necessitava, o qual tem na aba, quase em toda a sua volta, escrito em letras garrafais “COMISSÃO DE FESTAS 2007”.

Um visitante que chegue ali, ao primeiro impacto com aquela enorme inscrição, dirá: “bolas, enganei-me, esta festa é a do ano passado”. Caindo em si, talvez pense: “não, aquilo quer dizer que foi a Comissão de Festas de 2007, que construiu a quermesse”.

Puro engano. Nem uma coisa, nem outra. Nem o visitante viajou no tempo chegando um ano mais cedo, nem a Comissão de Festas de 2007 construiu a quermesse. Para que não restem dúvidas, há que dar o seu a seu dono.

A estrutura exterior da quermesse foi feita pela Comissão de 1987, a estrutura interior incluindo as prateleiras foi feita pela Comissão de 2005, e o toldo, esse sim, foi feito pela Comissão de 2007.
O mesmo se passa em relação ao palco. A Comissão de 2007 mandou fazer os toldos laterais e muito bem, mas o palco foi construído, na sua totalidade, pela Comissão de 2005, à qual também tive a honra de pertencer.

Não somos contra a colocação da referência das Comissões nos elementos de logística que oferecem, pois acaba por ser um prémio pelo trabalho, esforço e empenho, que puseram na realização das festas. No entanto, induzir em erro as pessoas e ofuscar o trabalho dos outros, que puseram também muito empenho, esforço e dedicação, para que as festas fossem um êxito, não nos parece justo. Nestes casos concretos, em letras bem mais pequenas e num canto mais dissimulado, bem poderiam ter escrito: “Toldo mandado construir pela Comissão de Festas de 2007”. Assim estaria mais correcto, ninguém seria induzido em erro e toda a gente saberia.

Afinal, um pouco de discrição é bonito e fica sempre bem.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário