sábado, 20 de dezembro de 2008

Efemérides – Requalificação do Adro da Igreja

-
Faz hoje dois anos que terminaram as obras de requalificação da zona envolvente à Igreja Matriz, transformando-a no espaço mais nobre da freguesia e conferindo-lhe um aspecto cuidado e agradável., dando-lhe assim a dignidade que merece.

Esta requalificação passou pela pavimentação geral do espaço com a utilização de materiais que permitiram destacar esta área relativamente à sua envolvente. Blocos de granito, lagetas de betão com acabamento de granito azul e lagetas de ardósia, permitiram um desenho de pavimento baseado num traçado ortogonal com o centro no cruzeiro e definindo um eixo visual que se direcciona para a igreja. Esta confluência de linhas confere protagonismo à entrada da igreja e relaciona-a com o cruzeiro.

Como sabem, até meados do século XIX os enterramentos eram feitos dentro das igrejas ou nas imediações, dependendo da importância social do defunto em causa. Por decreto de 26 de Novembro de 1845 que regulamentava as “Leis da Saúde”, Costa Cabral, que era Ministro do Reino, proibiu esse costume e obrigava a que os enterramentos fossem feitos nos cemitérios. Esta lei provocou um enorme descontentamento popular que originou, na primavera de 1846, a chamada “Revolta da Maria da Fonte” que levou mesmo à queda do governo cabralista.
Começaram então a construir-se cemitérios e fizeram-se transladações. Ainda me lembro de quando era miúdo, ouvir falar as pessoas mais idosas de isso também ter acontecido na Lousa.

Quando os trabalhos de requalificação do adro se iniciaram, foram abertas diversas valas para colocação de tubagens e cabos eléctricos. As fotos que se seguem foram tiradas nessa altura e ainda se podem ver algumas ossadas e crânios que ficaram sem ser transladados.
-
-
-
-
-
-

Sem comentários:

Enviar um comentário