quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Professor JOSÉ GARDETE

-
O professor José Gardete não era natural da Lousa mas dedicou-lhe mais de 50 anos da sua vida. A partir da década de 50 e durante cerca de trinta anos, ensinou as primeiras letras à maior parte dos Lousenses de então, o que, e atendendo ao método de ensino que se utilizava na altura, o tornou amado por muitos mas também criticado por alguns.

Amante da natureza, do civismo e da cidadania, nunca se furtou a ocupar cargos de responsabilidade em diversas comissões e associações, bem como cargos de natureza pública, sempre pela causa da Lousa, não reclamando para si atenções e louvores, que lhe seriam de todo devidos por mérito e dedicação.

Merecedor, em nosso entender, desta pequena homenagem pela sua dedicação à Lousa, não poderíamos deixar de referir, no aniversário do seu falecimento, aquilo que foi o seu percurso pessoal, profissional e de cidadania.

José Gardete, nasceu a 22 de Maio de 1922, na localidade de Alares, freguesia do Rosmaninhal, concelho de Idanha-a-Nova. Frequentou o liceu em Castelo Branco e foi habilitado pelo exame de Aptidão Pedagógica, também em Castelo Branco, no dia 20 de Junho de 1941. Frequentou, ainda, o curso de actualização para pessoal docente do Ensino Primário, em Outubro de 1970.

Começou a leccionar no ano lectivo de 1941/1942 na freguesia de Escalos de Cima onde se manteve até ao ano de 1950.

No ano lectivo de 1950/1951 passou a leccionar na freguesia de Lousa com data de provimento definitivo de 1 de Outubro de 1950, local onde se manteve até à reforma em 1980 com 40 anos de serviço.

Com residência na Lousa, onde casou com Maria de Lurdes Oliveira Goulão Gardete, de quem teve três filhos, sempre dedicou muito interesse pelas coisas públicas de onde podemos realçar:

- O carinho que sempre incutiu nos seus alunos pelo respeito ao ambiente e a tudo o que se relacionava com civismo e cidadania;

- Em 1 de Janeiro de 1952, dia de Ano Novo, à saída da missa e em pleno Adro da Igreja, formalizou a criação do Grupo Desportivo da Lousa, que mais tarde se viria a chamar de União Lousense, e que, felizmente, ainda hoje perdura, desempenhando papel de relevo nas actividades desportivas, sociais e também culturais dos Lousenses;

- Foi o grande mentor do diálogo, da definição e do arranque da construção do campo de futebol nas Naves, em terreno cedido pela família Vaz Preto e em representação dos desportistas da Lousa;

- Desde 1958 até ao seu falecimento sempre defendeu, acarinhou e lutou, pela preservação das Danças Tradicionais da Lousa, a par de Eurico de Salles Viana, sem os quais, as referidas Danças, não teriam chegado até aos nossos dias;

- Entre várias comissões e grupos de trabalho a que pertenceu, também foi presidente da Junta de Freguesia durante vários anos.

Faleceu em 31 de Dezembro de 1999 com 77 anos de idade, tendo sido enterrado, no cemitério da Lousa, no primeiro dia do ano 2000.

O prof. Gardete com a esposa, filhos e restante família Goulão
(Foto cedida por Tó Manuel Gardete)
-

Sem comentários:

Enviar um comentário