segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

LOUSA - Um Século de História

-
Quando em meados de 1999, iniciei a construção do site para a Internet a que chamei "LOUSA - Um Cantinho na Beira Baixa", uma das minhas grandes preocupações foi obter a maior quantidade de informação possível devidamente referenciada no tempo. Só assim, os propósitos que me levaram à construção desse site seriam alcançados, tornando-o uma referência credível relativamente a toda a informação contida.
Uma das fontes de informação a que recorri foram, obviamente, os jornais regionais. Foram centenas de horas palmilhando milhares e milhares de páginas a pesquisar assuntos sobre a Lousa. Foram centenas e centenas de fotocópias, que depois de lidas, resumidas, cruzadas com outras informações, deram origem a muitos relatos, factos e datas que se encontram ao longo de todo o site.
Mas, nem todas as notícias foram utilizadas. Umas porque saíam fora do âmbito do site, outras porque, eventualmente, não lhes terei atribuído importância relevante. Mas uma coisa havia que decidir: depois deste árduo trabalho de pesquisa, que fazer com estas centenas de fotocópias na minha posse? Acabei por as digitalizar todas e guardei-as, porque na verdade, todas aquelas notícias reunidas, representavam um século de história na vida da Lousa. Um dia haveriam de servir para algo.
E é assim que hoje crio um novo tema nos Rabiscos a que chamarei “Foi Notícia”. Aqui irei publicando a maioria das notícias relacionadas com a Lousa ou com Lousenses e que foram publicadas nos jornais regionalistas "A Era Nova", "Terra da Beira", "Beira Baixa" e "Reconquista", entre outros, desde o ano de 1918 até à actualidade.
Umas são factos relevantes, outras são meras curiosidades, mas todas no seu conjunto fazem a nossa história.
-

Sem comentários:

Enviar um comentário