segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mel - ouro da nossa terra

Chegou o calor e com ele o tempo da cresta. É tempo de ir ás colmeias e beneficiar do trabalho árduo de milhares de abelhas que ao longo do ano, mas principalmente na Primavera, retiram o néctar das flores e o transformam, através de um processo químico natural, em mel, importante alimento para o equilíbrio do nosso organismo, devido à glicose e frutose que contém.
Infelizmente como o ano tem sido muito seco a primavera foi pouco florida o que teve como consequência uma baixa produção de mel, não afectando contudo a sua qualidade. Nunca é demais relembrar que o nosso mel, com aquela tonalidade de ouro tão característica, é na sua maior parte proveniente de ervas aromáticas, principalmente o rosmaninho, o que lhe confere uma qualidade excepcional em termos de sabor.
Deixamos aqui algumas fotos do passado sábado, em que podemos ver a retirada do mel, ainda por métodos artesanais, por alguns apicultores da Lousa.

2 comentários:

  1. Parabéns aos colegas, também eu irei tirar a minha 1º produção no próximo fim de semana, a ver vamos o que me espera, Luis Sebastião.

    ResponderEliminar
  2. Hà uma cara que se vê em todo o lado! Dança dos Homens, caçadores, rancho dos Escalos, no azeite, no mel, na tourada, no Sto Antonio... etc etc... ou bem que eles são muitos irmãos gémeos ou então ele paga o fotografo!!!!!!
    Um abraço para eles todos, e os outros.

    ResponderEliminar